Evento mobiliza pais, alunos e autoridades para meta de 6,7 no Saeb
Ontem, (08/08) a Escola Aloízio Jacob Webler, foi palco do Mentoria Saeb encontro que uniu vereadores, autoridades do Executivo municipal, educadores, pais e alunos. O evento é iniciativa de mobilização e orientação voltada à preparação dos estudantes do 5º ano da rede municipal para a Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicada entre 20 e 31 de outubro.
O Saeb, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e serve como base para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador usado para medir a qualidade do ensino no país.
Segundo a secretária municipal de Educação, a avaliação vai muito além de um simples exame escolar. "O Saeb não é apenas uma avaliação. Saeb é muito além, muito mais do que isso. Saeb mede a qualidade do nosso ensino. Daí se formam esses cidadãos honrados, respeitados, estudados, com poder de diálogo e de pessoa azul", afirmou.
Participação das autoridades
O presidente do Legislativo, Jader Paulo, ressaltou o apoio do parlamento municipal à educação. "Gostaria de agradecer o convite da Secretaria da Educação e da diretora. Dizer que a gente, quanto Câmara de Vereadores, quanto vereadores, estamos aqui preparados para ajudá-los no que for preciso", afirmou. Ele também pediu o engajamento dos pais no dia da prova e lembrou que o exame é importante não apenas para os atuais alunos, mas também para os que virão nos próximos anos.
Além de Jader, o encontro contou com a presença do vice-presidente Robson Freitas e dos vereadores Volmar Giongo e Adailton Brito. Durante sua fala, Volmar destacou a importância da confiança dos estudantes. "Nós acreditamos no futuro. E aí quando chegar essa prova que vocês pagam, vocês não precisam ter medo. Por quê? Porque vocês estarão preparados", incentivou.
União entre escola, família e gestão pública
A vice-prefeita, dra. Ana Piedade, fez um paralelo entre a dedicação nos estudos e as oportunidades da vida. "Eu, como médica, digo para vocês: a gente tem oportunidade na vida, a gente tem que agarrar. Ela passa uma vez só e vocês estão tendo essa oportunidade. Estudem e estudem o que vocês vão conquistar", disse.
Já o prefeito Yago destacou o papel da família no acompanhamento escolar. "Vocês precisam cobrar sim a nota no final, no boletim, que é o mais importante. Mas não só a nota. Incentivar as nossas crianças a estudar mais, a tirar boas notas, e assumir o papel fundamental dos pais e responsáveis no desenvolvimento e aprendizado", afirmou.
A diretora da escola, Mara Prante, lembrou que o incentivo diário é fundamental. "Vocês precisam tirar esse tempo de sentar com eles, de incentivar eles a lerem", orientou.
A psicóloga Kaciely Lucena complementou reforçando a importância da base familiar. "É a família que ensina a acreditar, a persistir e a sonhar", disse.
Encerrando o evento, o prefeito Yago estabeleceu um compromisso coletivo: alcançar nota 6,7 no Saeb. "Tenho certeza que quando eu voltar aqui ano que vem, a gente vai ter uma nota bem maior do que 6,7. Esse compromisso é de todos nós", concluiu.
Com a presença maciça de pais e responsáveis, a MENTORIA SAEB reforçou a mensagem de que o sucesso escolar é resultado do trabalho conjunto entre alunos, famílias, professores e poder público.
ASSISTA AQUI: