INDICAÇÃO 062 - Estudo para instalação de energia solar em prédios públicos de Vera

por Elizeu Teixeira publicado 19/08/2025 07h20, última modificação 19/08/2025 11h28
A medida visa economia e sustentabilidade.

Foi aprovada na 21ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira, 18/08 a Indicação nº 062, de autoria do vereador Volmar Giongo. O parlamentar solicitou ao prefeito Yago Giacomelli que determine ao setor competente a realização de um estudo técnico e orçamentário para avaliar a viabilidade da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos do município, como escolas, unidades de saúde, ginásios e demais repartições.

A justificativa da indicação ressalta que a adoção de sistemas de geração de energia solar traz benefícios como a redução de custos com a conta de luz, a liberação de recursos para outras áreas prioritárias, a contribuição para a sustentabilidade ambiental, a autossuficiência energética e a valorização dos imóveis públicos.

O vereador também destacou que o investimento em energia solar apresenta retorno financeiro a médio prazo, sendo considerado viável tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. A proposta está alinhada a políticas nacionais e internacionais de eficiência energética.

O autor enfatizou que o tema já foi discutido em legislaturas anteriores, mas ainda carece de efetividade por parte do Executivo municipal.

“Tive a informação ao solicitar a indicação de que esta já foi realizada em anos anteriores e insisto para que a gestão municipal faça um orçamento e verifique a possibilidade da implantação da energia solar, energia fotovoltaica, porque algumas características são importantes destacar dentro disso, principalmente o custo-benefício que a longo prazo nós teríamos com o gasto de energia ou a redução no gasto de energia”, afirmou.

O vereador acrescentou ainda que a medida representa inovação e modernização da infraestrutura pública:

“Além disso, nós teríamos uma carga muito grande de critérios que poderíamos aplicar para justificar a indicação e ela passaria pela economia, pela modernização, pela inovação que se tem na aplicabilidade dos recursos que nós temos hoje para desenvolver a energia. E o município teria um ganho muito grande, sem dúvida, principalmente aos cofres públicos com a redução dos gastos.”


Com a aprovação, a solicitação segue agora para análise do Executivo Municipal. Caberá ao prefeito Yago Giacomelli avaliar a viabilidade técnica e financeira da implantação.