Títulos de cidadão honorário e moções de aplauso são aprovadas na 10ª Sessão

por Elizeu Teixeira publicado 30/04/2025 18h25, última modificação 30/04/2025 18h25
Os dois títulos de cidadão honorário e duas moções de aplauso representam a valorização de figuras importantes para o município

Na 10ª Sessão do ano, os vereadores aprovaram por unanimidade dois títulos de cidadão honorário e duas moções de aplauso. As honrarias destacam desde o espírito empreendedor e pioneirismo até o envolvimento comunitário e político de personalidades que atuam ou atuaram diretamente na cidade.

Francisco Sumida -  Pioneiro de Vera

Com trajetória ligada ao início da formação da cidade, Francisco Sumida foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Vera-MT, por sua condição de pioneiro no município. O reconhecimento, aprovado por unanimidade, foi fundamentado em sua contribuição histórica para o desenvolvimento local desde os primeiros anos da fundação da cidade.

O decreto legislativo determina que a entrega do título será feita em SESSÃO SOLENE, em data ainda a ser definida pela presidência da Câmara.


Neudi Giacomelli - Contribuição econômica e social

O outro título de cidadão honorário foi aprovado para o senhor Neudi Giacomelli, reconhecido pelo Legislativo devido à sua atuação empreendedora e ao impacto gerado em termos de emprego e movimentação da economia local.

Segundo o texto do decreto, Neudi “gera centenas de empregos e movimenta nossa economia com responsabilidade e compromisso”. A entrega do título também ocorrerá em sessão solene a ser agendada.

MOÇÕES DE APLAUSO

Na mesma Sessão também foram aprovadas duas moções de aplauso. A primeira é para a Dentista Vivian Thomé. A autoria foi do vereador Marcelo Perioto (PODE), em reconhecimento ao seu trabalho social e espiritual junto à comunidade.

Segundo a moção, desde que chegou a Vera doutora passou a atuar em diversas frentes, especialmente dentro da igreja, com foco em ações voltadas à juventude e às famílias em situação de vulnerabilidade.

“O nosso reconhecimento à doutora Vivian Thomé, pois é uma mulher que dedica parte da sua vida em pregar a palavra de Deus e melhorar a vida espiritual de quem necessita”, destaca a justificativa da homenagem.

A moção foi aprovada por todos os vereadores presentes e será marcada uma data para a entrega.

Deputado Dilmar Dal Bosco

A outra moção aprovada foi para o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, proposta pelo vereador Jader Paulo Izidório (União Brasil). A homenagem reconhece os “relevantes serviços prestados ao município de Vera”, com destaque para a atuação do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Na justificativa, Jader Paulo aponta que o deputado “segue firme em sua missão de lutar por um Mato Grosso mais justo, desenvolvido e próspero para todos” e cita sua atuação como “exemplo de dedicação, comprometimento e trabalho em prol da população, especialmente da nossa cidade de Vera”.

 

As quatro homenagens aprovadas serão entregues em datas específicas que serão divulgadas em breve.