'Sim' vence votação e escola estadual de Vera será convertida em modelo cívico-militar

por Elizeu Teixeira publicado 22/05/2025 19h55, última modificação 22/05/2025 20h26
Consulta pública realizada nos dias 20 e 21 de maio contou com ampla participação dos pais e apoio de autoridades locais e estaduais

Em breve a Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passará a adotar o modelo cívico-militar, isso porque o modelo foi aprovado após votação realizada por meio de consulta pública, realizada nos dias 20 e 21 de maio. Com ampla participação da comunidade escolar, o processo foi concluído com 622 votos favoráveis e apenas 38 contrários à proposta de migração para o novo modelo de gestão. A apuração ocorreu na noite de quarta-feira (21), na própria escola, em cerimônia acompanhada por autoridades municipais e estaduais.

Presente durante a apuração dos votos, o presidente da Câmara Municipal de Vera, vereador Jader Paulo, comemorou o resultado da votação e destacou a articulação que tornou possível a conversão da unidade de ensino. "Gostaria de agradecer muito ao vice-governador Otaviano Pivetta, ao nosso secretário de Educação, Alan Porto, e ao nosso governador do Estado, Mauro Mendes, por essa grande vitória. Gostaria de parabenizar o prefeito Yago, que foi o sonhador desse grande projeto. Tive a honra de participar junto com ele, com o vereador Robson e com o deputado Dilmar Dal Bosco, que nos abriu as portas para a primeira reunião com o secretário de Educação do Estado. Dali em diante surgiu a notícia de que teríamos condições de ter um colégio cívico-militar”, lembrou.

Processo com transparência e participação popular

Wallace Santos Vieira, representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) e presidente da comissão responsável pela consulta pública, garantiu que todo o processo foi conduzido com total transparência e equidade. “Meu papel foi fazer com que o processo transcorresse de uma forma isonômica, garantindo que todos os pais tivessem o direito ao voto. Agora, toda a documentação e registros serão encaminhados para a Diretoria Regional de Educação e, depois, à Seduc, para dar prosseguimento à implantação”, explicou.

Wallace também destacou a acolhida da comunidade de Vera ao projeto. “Não tenho palavras para expressar a gratidão pela recepção aqui no município. Desde a gestão escolar até os estudantes e pais, todos participaram de forma efetiva. A expectativa agora é que, em breve, possamos ver a escola cívico-militar funcionando e trazendo os benefícios esperados pela sociedade”, afirmou.

Direção escolar avalia mudança como positiva

A diretora da escola, Lucinei Marques, também celebrou o resultado da consulta e agradeceu o envolvimento de todos os setores da comunidade. “Foram dois dias de votação, com 660 votos, dos quais 622 foram favoráveis. Agradeço à comunidade escolar, aos pais, alunos, professores e a todos que ajudaram nos esclarecimentos. Acredito que nossa escola só tem a ganhar com essa conversão. Teremos mais aprendizado, mais índices positivos e benefícios para os alunos”, avaliou.

Ela ressaltou ainda o apoio recebido por parte das autoridades e instituições durante todo o processo. “Agradecemos à Câmara de Vereadores, à Prefeitura Municipal, à Polícia Militar que esteve presente durante a apuração, à DRE de Sinop e à Seduc. Tivemos suporte de todos os segmentos para garantir uma votação com bastante transparência”, destacou a diretora.

Modelo cívico-militar avança no Mato Grosso

A adoção do modelo cívico-militar em escolas públicas tem sido uma das frentes do programa Educa MT, promovido pelo governo estadual, com foco na melhoria dos indicadores de qualidade da educação. A proposta inclui maior presença de militares da reserva na gestão disciplinar da escola, enquanto o corpo docente continua responsável pelas atividades pedagógicas.

A migração da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o novo formato agora depende da finalização dos trâmites burocráticos junto à Seduc, o que deverá ocorrer nas próximas semanas.