Reunião com MP trata do andamento do projeto para regulamentar tráfego de veículos pesados na cidade

por Elizeu Teixeira publicado 19/08/2025 12h30, última modificação 19/08/2025 13h12
Projeto de Lei 043/2025 já está em análise na Câmara e obra no espaço à associação dos caminhoneiros deve ser entregue no início de 2026

Na manhã desta terça-feira (19), os vereadores Jader Paulo, Marcelo Perioto, o  prefeito Yago Pezarico Giacomelli, além dos representantes da Associação dos Caminhoneiros, Oséas Lima Duarte (presidente) e Valtair Dalagnol (vice-presidente) e os Assessores jurídicos Cícero Sandri , da Prefeitur e Alexsandro de Farias da Câmara,se reuniram com o promotor de Justiça, Dr. Daniel Luiz, para apresentar o Projeto de Lei nº 043/2025, que trata da regulamentação do tráfego e do estacionamento de caminhões e veículos pesados no perímetro urbano do município.

O encontro buscou esclarecer os pontos principais da proposta formulada em conjunto com os transportadores, em especial aqueles que participaram da reunião que criou a Associação dos Caminhoneiros de Vera, ocorrida no dia (20/07) na Câmara e com a presença de mais de uma centena de caminhoneiros.

Para solucionar a situação de forma a facilitar a adesão dos motoristas e proprietários dos veículos pesados a Prefeitura irá ceder na forma de Concessão de uso um espaço para o estacionamento dos Caminhões, carretas e rodo-trens, esse foi outro ponto discutido na reunião pois o espaço (que fica localizado no entroncamento da Avenida Brasil com a Estrada Laura, em local conhecido como antigo lixão), já foi limpo, mas devido precisará de um tempo maior até que fique pronto.

Segundo o prefeito, a obra depende de um extenso trabalho de terraplanagem já que ali estarão estacionados veículos muito pesados, e para isso será preciso tirar o maquinário da Prefeitura das obras de recuperação das estradas, outro serviço essencial e que precisa ser feito antes do início do período chuvoso. Então não haveria tempo hábil para a entrega do pátio à associação.

O promotor fez alguns questionamentos, entendeu as dificuldades da prefeitura e pediu então, que enquanto o projeto tramita na Câmara, é regulamentado e o espaço da associação não é concluído, seja realizado um trabalho de conscientização junto aos caminhoneiros.

A orientação é que motoristas sejam informados sobre os limites da circulação e as alternativas disponíveis para evitar transtornos ao comércio e aos moradores.

No final da reunião o presidente da Câmara exaltou o diálogo entre poder público, transportadores e Justiça “é essencial para que a cidade avance de forma organizada e segura”, concluiu ele.

------------------

Projeto em análise na Câmara

O Projeto de Lei 043/2025 foi encaminhado ao Legislativo em 17 de julho e propõe restrições à circulação de veículos de carga com peso bruto total superior a quatro toneladas dentro do perímetro urbano. Caminhões só poderão transitar em vias específicas, enquanto veículos menores, como os VUCs (Veículos Urbanos de Carga), além de serviços essenciais e transportes de produtos perecíveis, terão permissão para circular.

Entre as vias delimitadas para o tráfego pesado estão a Avenida Otawa, a Rua Colômbia, a Rua Haiti, a Rua Havana e o prolongamento da Avenida Brasil, no trecho que se estende da Prefeitura em direção ao entroncamento do anel rodoviário.

O descumprimento das regras poderá resultar em penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A lei, se aprovada, terá prazo de 60 dias para entrar em vigor após a publicação, e a prefeitura deverá regulamentar os detalhes em até 90 dias.

 

 Próximos passos

Com a análise já em andamento na Câmara, a expectativa é de que o Projeto de Lei 043/2025 seja votado em definitivo na próxima sessão, a partir disso o município terá um período de transição para instalar a sinalização e orientar a população sobre as mudanças.