Prefeitura lança programa habitacional e convida interessados para reunião nesta segunda-feira

por Elizeu Teixeira publicado 22/11/2025 11h55, última modificação 22/11/2025 12h04
Evento nesta segunda deve apresentar critérios, documentos e etapas para participar do Vera Meu Lar

A Prefeitura de Vera está convidando toda a população interessada para participar de uma reunião na próxima segunda-feira, dia 24, às 19h, no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, o encontro será destinado a apresentar, de forma clara e detalhada, todas as informações sobre o recém-anunciado programa Vera Meu Lar. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Ser Família Habitação, e com a Caixa Econômica Federal, promete ser o maior projeto de moradias populares da história da cidade.

A reunião será o momento oficial para apresentar o programa, sua estrutura, seus critérios e os projetos que o compõem — entre eles, o Residencial Aeroporto, que disponibilizará 100 unidades habitacionais com subsídios municipais, estaduais e federais. O encontro terá também a participação de representantes técnicos da MT PAR, da Secretaria de Estado de Assistência Social e da Caixa Econômica Federal, responsáveis por explicar como será o cadastro e quais documentos serão exigidos.

"É com grande alegria que venho fazer um convite a toda a população verense para o lançamento do programa 'Vera Meu Lar'. É um compromisso nosso, até o final da gestão entregar 200 casas e, já estamos idealizando 100 neste primeiro momento”, disse o prefeito Yago Giacomelli em publicação no site oficial da Prefeitura. 
O tom do convite reflete a expectativa da administração municipal em garantir transparência e facilitar o acesso ao processo de seleção das moradias.

Ao anunciar a reunião pública, a gestão municipal pretende evitar desencontros de informação e esclarecer, de uma só vez, todas as etapas do programa. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Cidadania, Amanda Marques, reforçou a importância da participação popular. “Será um dia que a população pode ir para ter todas as informações e esclarecer as suas dúvidas. Estaremos distribuindo um cartaz, onde consta toda documentação que a pessoa vai precisar e onde fazer o seu cadastro”, explicou.

O enfoque do encontro não é apenas apresentar o programa, mas orientar os cidadãos sobre como participar: quem pode se inscrever, qual é o perfil socioeconômico exigido, quais condições são necessárias e como se dará a triagem das famílias. A secretaria, que será responsável pelo cadastramento, identificará os beneficiários com base em critérios técnicos e sociais que serão apresentados na reunião.

A Prefeitura reforça que todas as etapas do programa serão divulgadas posteriormente, mas o encontro desta segunda será a fonte oficial de informações. Por isso, famílias interessadas devem comparecer, tirar dúvidas e se informar corretamente.

A reunião não representa o início do cadastro, mas sim o lançamento oficial das orientações. O cadastramento deve ser aberto posteriormente, em data que será informada durante o evento.

Para a gestão municipal, quanto mais pessoas participarem, mais organizado será o processo e mais eficiente será a comunicação com a população.