Prefeitura de Vera anuncia reforma administrativa com mudanças em secretarias e criação de novas pastas
Foi anunciado na segunda-feira (30/06) uma reforma administrativa que envolve mudanças no comando de secretarias municipais e a criação de duas novas pastas. O anúncio foi feito durante um evento realizado no Assentamento Alto Celeste, com a presença de autoridades locais, vereadores e moradores da região.
Segundo publicação do próprio Executivo, o foco é fortalecer a estrutura técnica da administração, otimizar processos internos e ampliar a capacidade de planejamento e execução de políticas públicas.
O primeiro destaque do anúncio é na Secretaria de Saúde, a qual a partir de agora passa a ser comandada por Ivania Totti, servidora de carreira e com longa experiência no setor. Ela assume o lugar de Luíz Fábio Marchioro que passa a ser secretário de Governo e mas que assumirá a futura Secretaria Municipal de Gestão, que substituirá a atual Secretaria de Administração.
Marchioro será responsável por coordenar os projetos estruturantes do governo municipal, além de liderar estratégias voltadas à modernização administrativa e à eficiência dos serviços públicos.
Segundo a publicação do Executivo, a futura pasta terá papel central na articulação entre setores, na formulação de políticas de governança e na qualificação dos processos internos, com foco em resultados e inovação.
Nova Secretaria de Fazenda e Planejamento
Outra mudança importante envolve o atual secretário de Administração, Roberto Carlos Dambrós, que passará a comandar a futura Secretaria de Fazenda e Planejamento. A nova pasta será responsável por unificar o planejamento estratégico da gestão, a elaboração e execução orçamentária e o controle financeiro do município.
A criação dessa secretaria tem como objetivo integrar melhor as ações da prefeitura, garantindo mais agilidade na tomada de decisões e maior rigor técnico na aplicação dos recursos públicos.
Ao anunciar as mudanças o prefeito Yago explicou que foram planejadas com base em uma avaliação criteriosa feita ao longo dos primeiros seis meses de 2025. “Nesse primeiro semestre, analisamos o que estava bom e andando conforme pensamos ser o mais correto, e identificamos pontos que precisavam de ajustes. Agradeço pelo entendimento de todos os envolvidos. Tenham certeza de que buscamos sempre o melhor para a nossa população”, afirmou o prefeito.
O gestor também ressaltou que as novas secretarias não representam aumento de gastos, mas sim uma redistribuição estratégica de funções, com base nas necessidades reais do município e na busca por maior eficiência administrativa.
A criação das novas secretarias ainda será formalizada em projeto de lei complementar que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para regulamentação jurídica e orçamentária, conforme determina a legislação vigente.