Câmara empossa vereadores, prefeito e vice eleitos para a 11ª Legislatura de Vera

por Elizeu Teixeira publicado 28/12/2024 15h55, última modificação 28/12/2024 18h53
Os empossados passam a exercer o mandato a partir de 01/01/2025.

Eleitos para os próximos quatro anos, partir de (01/01/2025), os nove vereadores, o prefeito e a vice-prefeita tomaram posse na manhã deste sábado (28.12), no Centro de eventos Olímpio Giacomelli. A Sessão Solene de instalação da nova Legislatura foi conduzida pelo vereador mais votado da última eleição, Marcelo Rodrigues Perioto (PODE), sob a orientação da secretária legislativa Juliane Pretto Rombaldi e apoio dos demais servidores da Câmara Municipal de Vera.

Além de Marcelo (PODE) os eleitos Lúcia Silvério (PL), Adailton Siqueira Brito (União), Antônio Pena Fiel (União), Eleandro Moreira (PODE), Jader Paulo Izidório (União), Osnir Schmeing (PL), Robson Freitas (MDB), Volmar Antônio Giongo (PODE) foram os primeiros a adentrar e tomar seu local na mesa de honra. Posteriormente foi convidado o atual prefeito Moacir e a 1ª dama Rosangela, na sequência, o prefeito eleito Yago Giacomelli e a 1ª dama Thayse Romualdo, e, a vice-prefeita eleita Dra. Ana Piedade e o Esposo Célio Domingos.

Marcelo nomeou a vereadora Lúcia Silvério para secretariar a Sessão, e fez a leitura do juramento: “PROMETO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A LEI ORGÂNICA, AS LEIS DA UNIÃO, DO ESTADO E DO MUNICÍPIO, EXERCER MEU MANDATO SOB A INSPIRAÇÃO DO PATRIOTISMO, DA LEALDADE, DA HONRA E DO BEM COMUM” os vereadores responderam “ASSIM PROMETO”.  Da mesma forma ocorreu com o prefeito e a vice eleitos, e ao final o presidente declarou-lhes empossados.

Convidado de honra, o vereador Vitor Friedrich falou em nome dos vereadores que deixam o cargo, ele agradeceu aos munícipes pela compreensão em relação ao trabalho dele e dos demais vereadores, e pediu aos novos parlamentares que façam o possível para atender a população. Ressaltou que sai do mandato de cabeça em pé. “Quero também desejar ao sr. prefeito eleito que faça um bom trabalho e ajude as pessoas que mais precisam”, concluiu.

Há três dias de completar seu 3º Mandato o prefeito Moacir Giacomelli, lembrou da construção da nova sede do poder Executivo, mas considerou como maior legado a vinda da empresa 3 Tentos, fato ao qual agradeceu também os vereadores que aprovaram a destinação da área próxima ao entroncamento da BR-163 com a MT-225, onde hoje está instalada e em funcionamento a indústria.

Destacou a construção de duas escolas, asfaltamento de estradas rurais que dão acesso aos assentamentos Jonas Pinheiro e California, além disso, afirmou que deixa um projeto pronto para asfaltar a antiga estrada Rosa que dá acesso à Sinop/MT, e pediu que o próximo gestor faça gestão e promova de fato este asfaltamento.

“Dizer que fizemos o possível e o impossível, agradecer a minha equipe que tanto trabalhou e contribuiu com a minha gestão. Deixar também o nome da Dra. Cláudia Romani que sempre me ajudou, agradecer a ela por tudo que contribuiu para esse município”, disse emocionado o gestor que entrega no próximo dia 31, ao seu sobrinho, a função de administrar o município.

A vice-prefeita Dra. Ana Piedade, afirmou que estará sempre presente, e que seu trabalho e do prefeito Yago, estarão em sintonia com o Legislativo para atender as demandas do social, da saúde, educação, da cultura, do esporte, na geração de empregos e na melhoria da infraestrutura. “Estarei sempre presente e com disposição, e que Deus me dê saúde para honrar o cargo que a mim foi confiado”, finalizou a médica.

Volmar Antônio Giongo, vereador eleito discursou em nome dos novos parlamentares, ele parabenizou à equipe da Câmara Municipal pela realização da cerimônia de Posse. Destacou que ser vereador é ter compromisso e responsabilidade, e o dever que cada um assume é de representar a cada cidadão com dignidade e zelo para que a pauta seja o bem comum. Neste sentido, colocou para a reflexão dos vereadores a necessidade de que não se particularize as ações e decisões do mandato, pois isso, segundo ele, pode levá-los a mancomunação com pessoas de má índole que através de suas ações acabam com os sonhos e expectativas da população.

“Assumir este mandato é compreender a responsabilidade de ser um elo entre a sociedade e o poder público, é compreender que o poder público é o administrador do patrimônio do povo, e por conseguinte o guardião de suas esperanças e comandante nas ações que efetivarão os sonhos que são comuns”, reiterou o recém eleito, ainda ressaltando entre outras coisas, que é preciso ser fiscal com afinco e assim garantir da aplicação da lei e da ordem.

O prefeito recém eleito, Yago Giacomelli, destacou de início a sua trajetória dizendo que entende que sua campanha não foi somente de 60 dias, mas sim de 32 anos, pois é nascido em Vera.

Reconheceu também a trajetória do tio, o atual Prefeito Moacir, que segundo ele, deixa um legado muito grande e a responsabilidade de que o trabalho seja continuado no mesmo nível de crescimento e desenvolvimento.

Afirmou novamente que a campanha se findou no dia 06 de outubro e que de lá pra cá não existem mais números ou candidatos e por isso pediu que não torçam pelo mal da administração, pois assim estarão torcendo pelo mal da população.

“Faço um convite a todos que amam esta cidade como eu amo, as portas da Prefeitura e do gabinete estarão abertas, quem quiser contribuir é bem-vindo”, afirmou Yago, concluindo ainda com agradecimento emocionado aos seus pais, irmãos, esposa e filhas, ressaltando que continuará sendo o mesmo, independente do cargo que ocupe.

Concluindo os discursos o presidente em exercício, Marcelo Perioto, reeleito, iniciou sua fala elogiando o mandato do prefeito Moacir, ainda agradeceu à equipe de servidores da Câmara que segundo ele, foram fundamentais nos seus primeiros quatro anos de gestão e assim permanece.

Ele reiterou ao novo prefeito que a política acabou no dia 06 de outubro e que agora entende que todos são um time escolhido pela população para cuidar de seus interesses, “Somos pessoas que temos que estar comprometidas e buscando o melhor para o município” disse Perioto, com o entendimento de é função do vereador promover a fiscalização do recurso público, mas que só faz sentido se a fiscalização for inteligente, fundamentada no compromisso com a população e não simplesmente pra gerar tumulto.

Após um pequeno período suspensa, para a lavratura da Ata, ao retornar os trabalhos a hora secretária, vereadora Lúcia, fez a leitura do documento e Marcelo deu por encerrada a solenidade.

Estavam presentes no dispositivo de honra, além do vereador suplente Vitor Friedrich, o primeiro prefeito de Vera, Sr. José de Lima Cavalcante ‘Zé Barbudo’, o segundo prefeito Oraci João Bianchini Moro, o titular da Defensoria Pública de Vera, Dr. Fernando Marques, o Ten. P Marcos Costa, a Sub. Tem. Mirian Berbel, o diretor do Sindusmad Wesley Giacomelli, a presidente da Ass. Das Senhoras de Rotarianos de Vera - Zenir Carvalho, o Gerente do Sicredi – Felipe Eickhoff, a Gerente do Sicob – Clauciane Cortoneze, o Gerente do Cresol – Gustavo Ficagna e representando o CDL/Vera – Sandro Lúcio.

*A primeira Sessão Ordinária será definida e publicada assim que retornarem os trabalhos após o RECESSO LEGISLATIVO que foi definido através da Portaria 024/2025, que suspendeu as atividades até o dia 31/12/2024, quando o novo presidente decidirá a data de retorno ao expediente normal.

VEJA MAIS FOTOS AQUI