INDICAÇÃO 061 - Construção de travessias elevadas na avenida Brasil
Na sessão da última segunda-feira (18), a Câmara Municipal aprovou a Indicação nº 061/2025, de autoria do vereador Marcelo Perioto, que solicita ao prefeito Yago Pezarico Giacomelli a construção de travessias elevadas na Avenida Brasil, nas proximidades dos cruzamentos com a Avenida Porto Rico e a Avenida Caracas. A proposta foi defendida como necessária diante do intenso fluxo de veículos e motocicletas em alta velocidade no trecho, além da grande circulação de crianças e adolescentes nos horários de entrada e saída das escolas da região.
Segundo a justificativa apresentada, a medida tem como objetivo proporcionar mais segurança e fluidez no trânsito, prevenindo acidentes e garantindo condições adequadas de travessia para pedestres.
Durante sua fala Perioto ressaltou que este é um pedido recorrente da população e que já vem sendo apresentado há vários anos.
“Esse é um pedido que eu vou por quinto ano aqui de vereador. Todos os anos eles passam por aqui e, pelo menos eu, sou muito bem procurado, sabe? As pessoas pedem muito. Até esse dia eu estava ali no Juarez comendo um espetinho e, realmente, se você observar a noite ali, as pessoas passam em alta velocidade”, afirmou o parlamentar.
Ele destacou que, no trecho que vai do Banco do Brasil até a Prefeitura, não existe nenhum redutor de velocidade, o que aumenta os riscos de acidentes. “O correto seria as pessoas respeitarem o limite de velocidade e tal, né? Mas a gente sabe que tem os jovens, motoqueiros, motoristas, que acabam não respeitando, né? E até a gente mesmo”, comentou.
A fala também trouxe à memória episódios trágicos ocorridos na via. Marcelo lembrou que um acidente grave já vitimou uma família inteira no local e reforçou que a instalação das travessias elevadas poderia evitar novas fatalidades.
“Ali já teve a perda de uma família inteira por causa de velocidade. Talvez, se tivesse um quebra-mola ou uma elevada dessas, talvez não tinha acontecido o que aconteceu. Então, nós temos que conversar com o prefeito, Marco. E nós temos que tomar essa decisão em fazer. Porque, senão, vai acontecer uma tragédia que, Deus abençoe, que não aconteça”, alertou.
** As travessias elevadas, também conhecidas como lombofaixas, diferente dos tradicionais redutores, são um modelo de estrutura que combina as funções de faixa de pedestres e redução de velocidade, trazendo mais segurança e acessibilidade, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida.
O vereador Antônio Pena Fiel reforçou a indicação e a necessidade de medidas preventivas nos trechos. Para ele, a construção das travessias elevadas vai ao encontro de um anseio antigo da comunidade e poderá reduzir significativamente o risco de acidentes.
Com a aprovação, a solicitação segue agora para análise do Executivo Municipal. Caberá ao prefeito Yago Giacomelli avaliar a viabilidade técnica e financeira da implantação.