APAE lança projeto em Vera para capacitar educadores na inclusão de crianças com deficiência
A APAE de Vera/MT terá a função de executar as ações do projeto APAE CAPACITA, lançado na última terça-feira (23/05) com o objetivo a capacitação de educadores no atendimento especializado a crianças com deficiência e transtornos do desenvolvimento. Ele será financiado pelo Ministério Público e terá o apoio logístico da Prefeitura municipal. Destaca-se que o trabalho também atuará na formação de profissionais do município vizinho, Feliz Natal.
"É um compromisso da Câmara apoiar os projetos de inclusão, é papel fundamental das políticas públicas na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.", disse o presidente Jader Paulo (Ubr), durante o lançamento do Projeto. Esta ação vem ao encontro do alihamento que o Poder Legislativo tem tido ao aprovar repasses de recursos públicos, muitos através de economia do próprio duodécimo Legislativo para que retorne aos cofres da Prefeitura e assim seja repassado para a APAE.
Sobre a capacitação dos profissionais, a palestrante, neurologista pediátrica Dra. Júlia Webber trouxe importantes reflexões acerca do desenvolvimento neurológico, diagnóstico precoce e estratégias pedagógicas inclusivas.
"Cada criança possui um ritmo e uma maneira única de aprender. Cabe a nós, profissionais, identificar essas necessidades e oferecer o suporte adequado para que todos tenham as mesmas oportunidades", pontuou Dra. Webber, formada pela Universidade de São Paulo (USP) e com experiência em instituições como o Hospital das Clínicas e o Hospital Universitário Antônio Pedro.
O evento reuniu ainda a vice-prefeita Dra. Ana Piedade, secretários municipais e a equipe da APAE. Para a vice-prefeita a formação de professores em educação inclusiva é um passo essencial para uma sociedade mais justa. "Investir na qualificação dos nossos educadores é investir no futuro das nossas crianças e no fortalecimento da nossa comunidade", afirmou.
Já Alexandro de Farias, presidente da APAE, celebrou o início do projeto. "Hoje, damos início a este grande projeto, graças à parceria entre o MP e a Prefeitura. Estamos todos unidos por uma causa essencial: a inclusão. A APAE de Vera se orgulha de dar mais esse passo importante na luta por um tema fundamental para nossa sociedade", afirmou.
A proposta do projeto é construir uma rede de apoio técnico capaz de transformar as práticas educacionais na região, garantindo a verdadeira inclusão escolar, e assim manter um trabalho sempre atualizado e de longo prazo, com ações formativas até o final de 2025, incluindo oficinas práticas, palestras, workshops e acompanhamento pedagógico contínuo para os educadores, além de conscientizar sobre a importância do respeito às diferenças, toda a comunidade escolar composta pelos gestores, funcionários em geral e familiáres.
Dra. Júlia Webber encerrou sua participação lembrando que a inclusão é uma responsabilidade coletiva. "Não é apenas um ato de empatia, é um compromisso com a dignidade e com o direito de cada criança a uma educação de qualidade", concluiu.
