Apae de Vera busca criar centro próprio de equoterapia inspirado em modelo de Nova Mutum
A Apae de Vera trabalha atualmente com sessões de equoterapia para alunos com deficiência, mas ainda sem um espaço adequado. Na última quinta-feira, 4 de setembro, o presidente da Câmara Municipal, Jader Paulo, e o presidente da entidade, Alexandro de Farias, visitaram a Cavalaria da Polícia Militar em Nova Mutum (MT). O encontro foi intermediado pelo sargento Warley e teve como objetivo conhecer a estrutura do projeto Elo, que oferece equoterapia pelo SUS e aulas de equitação.
Inspiração para a criação de um espaço em Vera
Durante a visita, os representantes foram recebidos pelo major PM Andreo, comandante da Cavalaria de Nova Mutum e de Lucas do Rio Verde. Ele apresentou o funcionamento do projeto Elo, que atualmente atende 25 crianças encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde.
O presidente da Câmara de Vera destacou a importância da visita para dar início ao projeto local.
“Hoje estamos em Nova Mutum, viemos para conhecer aqui a equoterapia, que é comandada pelo major Andreo. Ele nos apresentou todo o espaço e nos deu um norte para que possamos começar os nossos trabalhos em Vera. Trouxemos também o sargento Warley, que participou da montagem da equoterapia e de toda a Cavalaria aqui de Nova Mutum. Ele nos dará toda a assessoria e também participará de tudo conosco. Será nosso braço direito em Vera e com certeza conseguiremos a nossa equoterapia bem montada, bem instalada, bem robusta para atender as nossas crianças”, afirmou Jader Paulo.
Experiência consolidada em Nova Mutum
O major Andreo ressaltou a satisfação em receber a comitiva de Vera e reforçou a importância da parceria entre poder público e entidades.
“É uma satisfação muito grande receber a comitiva aqui no nosso quartel, o presidente Jader, da Câmara Municipal de Vera, o Alexandro da Apae de Vera, e o sargento Warley. Aqui nós apresentamos o nosso projeto Elo, que é uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Nova Mutum. Nós executamos o atendimento de equoterapia para 25 crianças que passam pelo SUS, tanto na equoterapia como na escola de equitação. Eu acredito que vai dar muito certo em Vera e estamos à disposição para ajudar no que for preciso”, disse o oficial.
O desafio de um centro próprio em Vera
O presidente da Apae de Vera, Alexandro de Farias, explicou que o maior objetivo agora é garantir a construção de um centro de equoterapia no município.
“Nós temos aí agora o desafio de construir o nosso centro de equoterapia para atender os nossos alunos da Apae e também a toda a população verense que necessitar. Para que a gente não cometa erros, porque os nossos recursos são limitados, nós viemos procurar onde já funciona, onde está funcionando, e buscar ideias, buscar projetos para a gente realizar também o nosso tão sonhado centro de equoterapia no município de Vera. Parabéns, muito obrigado, sargento Warley, obrigado, presidente da Câmara e obrigado, major Andreo, por nos receber aqui”, destacou.