UBS-3 de Vera receberá nome de ex-vereadora e técnica de enfermagem
A Câmara aprovou por unanimidade ONTEM (16) o Projeto de Lei Legislativo nº 007/2025, de autoria do vereador Robson da Silva Freitas (MDB), que denomina oficialmente a “UBS-3”, que está sendo construída na Avenida Manágua, bairro Sol Nascente, como “Unidade Básica de Saúde Maria Aparecida Teixeira”.
A homenagem reconhece a trajetória da ex-vereadora e técnica de enfermagem Maria Aparecida Teixeira dos Santos, conhecida popularmente como Cidinha, falecida em 2015, e que marcou profundamente a história da saúde pública em Vera.
Na justificativa do projeto o parlamentar destaca toda trajetória da homenageada.
Nascida em Paranacity (PR) em 9 de março de 1967, Maria Aparecida chegou a Vera ainda na infância, em 1972, quando o município ainda era distrito de Chapada dos Guimarães (MT). Sua formação começou cedo, aos 16 anos, no Juvenato das Freiras, onde permaneceu até os 18. A paixão pelo cuidado com a saúde surgiu no início da juventude, quando trabalhou no Hospital Maria Auxiliadora, entre 1983 e 1986, ao lado da irmã Adelis.
Segundo a justificativa do projeto, Cidinha iniciou sua trajetória no serviço público de saúde em um momento decisivo quando as freiras construíram a primeira Unidade Básica de Saúde de Vera, com recursos vindos da Alemanha, e Cidinha começou a trabalhar no postinho desde a sua fundação.
Ao longo de mais de 20 anos de trabalho no Programa Saúde da Família (PSF), Maria Aparecida se destacou pelo atendimento humanizado, com carinho e dedicação. Ela também teve passagem pela política local, sendo eleita vereadora para a legislatura de 2005 a 2008, período em que seguiu contribuindo com políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar da população verense.
“Pessoa simples e trabalhadora, Cidinha dedicou toda a sua vida em prol da saúde das famílias verenses, vindo a falecer na noite de 23 de janeiro de 2015. Por sua história de vida e pelos serviços prestados, é justa a homenagem que ora propomos”, argumentou o autor do projeto.
Ainda de acordo com Freitas, a proposta aprovada de forma unânime pelos vereadores já tem a sinalização positiva do Poder Executivo que será responsável por providenciar a nova placa de identificação na ocasião da inauguração.
Cidinha deixou como legado o exemplo de empatia e compromisso com o serviço público.
ASSISTA AQUI