'Remédio em casa' começa a funcionar em Vera com entrega domiciliar para idosos e pacientes crônicos

por Elizeu Teixeira publicado 25/06/2025 14h39, última modificação 25/06/2025 14h39
Programa criado por lei municipal de 2023 é colocado em prática e promete facilitar a vida de quem depende de medicação contínua pelo SUS

Na manhã desta quarta-feira, (25/06) o prefeito Yago assinou a regulamentação da Lei nº 1.477/2023, que institui oficialmente o programa Remédio em Casa. A cerimônia foi realizada em frente à farmácia municipal e contou com a presença de vereadores, secretários, servidores da saúde e representantes da comunidade.

O programa tem como objetivo entregar em domicílio os medicamentos prescritos a pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pacientes com doenças crônicas que fazem uso contínuo de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa garantir mais conforto, segurança e acessibilidade a esses grupos, evitando deslocamentos frequentes até a farmácia pública.

 Donizete Panizon, que era vereador em 2023, foi o autor do projeto legislativo que deu origem à lei, ele explicou que após constatar essa necessidade foi em busca de informações com outros parlamentares de outras cidades.

“Isso aqui foi uma ideia da vereadora de Sorriso, a Jane. Ela me contou do programa, fomos lá conhecer e vimos o resultado e trouxemos pra Vera”, contou Donizete durante o evento.

Apesar do esforço na época de sua gestão como presidente da Câmara, o projeto só foi implementado agora. “Graças a essa Câmara atual, através do presidente Jader e do Marcelo e dos demais, conseguimos avançar. Quando o prefeito trabalha junto com a Câmara, quem ganha é a população”, completou.

A retomada do projeto foi fruto da articulação entre os vereadores Marcelo e Jader, que reforçaram a importância do programa junto à atual gestão.

Jader relembrou os bastidores da iniciativa: “Estivemos eu e o Marcelo no gabinete do secretário, buscando melhorias para a população. E aí surgiu novamente a ideia. Fomos atrás de quem precisava, e corremos atrás.”

Marcelo, por sua vez, destacou o papel da Câmara em retomar uma lei já existente, mas ainda inativa: “Foi feita a indicação por mim e pelo Jader para que esse projeto, que já era lei desde a gestão passada, fosse finalmente colocado em prática. Hoje é com muita satisfação que vemos o prefeito Yago torná-lo realidade. É um ato simples, mas de enorme significado para quem está acamado ou tem dificuldade de locomoção.”

Durante a cerimônia, o prefeito Yago enfatizou o impacto humano da medida, mesmo não sendo uma obra física de grande porte. “Hoje não estamos entregando um prédio, nem uma obra monumental, mas estamos colocando em prática algo que tem tanto ou mais valor: o cuidado com as pessoas. Esse programa vai transformar a vida de muita gente. E é emocionante saber que essa lei já existia, e que foi idealizada pelo Donizete, alguém que também tem esse olhar humano com a cidade”, afirmou.

 

NOVA FARMÁCIA

O secretário municipal de Saúde, Luiz Fábio, também celebrou o início da entrega de medicamentos domiciliares e anunciou novidades. “A gestão de Vera e essa nova legislatura ainda estão completando seis meses, e olha quanta coisa boa já temos para comemorar”, disse.

Elogiando o empenho dos funcionários e os agradecendo, ele ainda revelou que o projeto do novo prédio da farmácia municipal já está em fase final de planejamento. “É um prédio lindo, moderno, que vai trazer mais dignidade ao atendimento da população” finalizou.