Mais de 900 pessoas são atendidas em mutirão rural

por Elizeu Teixeira publicado 11/06/2025 09h55, última modificação 11/06/2025 09h55
A ação teve a iniciativa do Sindicato Rural solicitando ao SENAR/MT, e com parceria da Prefeitura de Vera.

Solicitado pelo Sindicato Rural de Vera/MT junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) o Mutirão Rural atendeu nos dias (05 e 06/06) moradores do Assentamento Alto Celeste, com serviços gratúitos de saúde, cidadania e bem-estar.

A ação foi realizada no barracão que fica no centro comunitário do assentamento e registrou números expressivos, tendo precisamente atendido 935 pessoas em apenas dois dias. Isso foi possível, também, por causa da presença de um ônibus adaptado com ambulatórios equipados com tecnologia de ponta para serviços de odontologia e oftalmologia.

A representante do SENAR na ocasião, informou que o Mutirão é uma ferramenta de inclusão social e promoção da saúde. Ele garante que pessoas distantes dos centros urbanos tenham acesso a serviços básicos de forma gratuita e com qualidade.

Durante os dois dias de ação, os moradores puderam realizar exames oftalmológicos, consultas odontológicas, corte de cabelo e massagens terapêuticas.

Morador do assentamento, Luiz Carlos foi um dos beneficiados pelos atendimentos de saúde e não escondeu a satisfação “Vim fazer o tratamento de dente e de vista. Ganhei os óculos e os dentes também me fez obturação, tudo ali já foi rapidinho. Estou feliz, graças a Deus, foi ótimo”, relatou.

Além dos serviços médicos, o evento contou com a presença da Secretaria de Assistência Social do município de Vera, que ofertou orientações sobre programas sociais e realizou a entrega de filtros de barro para as famílias da comunidade — uma ação voltada à melhoria da qualidade da água consumida no local.

“Esse é um programa do Governo do Estado, que enviou para nós cerca de 100 unidades de filtro de barro para a área rural, onde não possui tratamento, para a distribuição gratuita desses filtros. Está sendo muito bem aceito”, explicou Amanda, secretária de Assistência Social do município.

Para José Maria Soares, morador da região, o filtro d’água representa mais que um item doméstico:
“Para mim é um negócio da saúde, né? Porque ele é muito bom, né? Protege o rim, tudo, né? Água boa, filtrada, né? A gente corre atrás disso aí”, comentou.

O prefeito de Vera, Yago, também acompanhou a ação e destacou o diferencial que a estrutura do Senar-MT proporciona “São serviços que a Prefeitura, sim, já oferece, mas o ônibus do Senar traz essa facilidade, que é vir à porta, na casa das pessoas para fazer esse serviço”, afirmou.

A descentralização dos serviços públicos é uma das principais vantagens do Mutirão Rural. Levar atendimento direto à zona rural reduz barreiras geográficas, financeiras e de informação, garantindo direitos fundamentais às populações mais afastadas dos centros urbanos.