Criadora da bandeira de Vera é homenageada e entrega exemplar histórico ao município
Um momento histórico, assim podemos classificar a noite de sexta-feira (09/05), quando a Câmara Municipal promoveu uma Sessão Solene para a entrega de Moções de Aplauso e Títulos de Cidadão Honorário. Entre as cinco pessoas homenageadas estava a criadora da bandeira do município de Vera, a Sra. Clarice Comunello Zucchi, que aos 14 anos venceu com seu desenho, o concurso que escolheu o símbolo municipal.
Ela recebeu o Título e ao final da cerimônia fez um discurso claro, seguro e repleto de memórias sobre a cidade, surpreendendo toda a plateia presente e os expectadores online, ao entregar ao prefeito Yago Giacomelli a primeira bandeira física confeccionada, feita por ela em 1985.
Clarice compartilhou a trajetória que a levou a participar do concurso da bandeira ainda adolescente. Nascida em Pérola do Oeste (PR) em 1971, ela chegou a Vera em 1979, aos oito anos, junto com os pais e cinco irmãos. “Mudamos sobre uma chuva incessante e a incerteza sobre permanecer na nova cidade”, recordou.
Filha mais velha entre as meninas, começou cedo a ajudar no sustento da casa com trabalhos manuais e artesanato. Foi nesse contexto de desafios que a paixão pela arte floresceu. “A minha paixão maior, a paixão nata, sempre foi pela arte plástica”, afirmou.
A bandeira, criada para um concurso escolar da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nasceu de um sonho. “Visualizei cada detalhe da ilustração enquanto dormia. No outro dia, faltei à aula para desenhar”, contou.
Já no final do discurso e com a bandeira aberta, Clarice fez questão de explicar com detalhes o significado dos elementos da bandeira, que ela mesma confeccionou ainda adolescente e guardou por quase quatro décadas.
“O verde representa a floresta, o azul representa o céu e a água, o amarelo representa a riqueza do nosso município, o ouro. O branco, a paz”, detalhou. A bandeira ainda traz símbolos como a chaminé da indústria madeireira, a cabeça de boi representando a agropecuária, a árvore da seringa nativa e um homem extraindo borracha, aludindo à força de trabalho local.
A estrela maior representa o estado de Mato Grosso e a menor, o próprio município. “Essa faixa com a data representa o ano da emancipação. Esta é a história do nosso município, representada nesta bandeira que eu tive apenas 14 anos quando fiz”, completou emocionada.
Clarice destacou a importância de ser reconhecida em vida. “É muito gratificante poder fazer parte da história de Vera. Eu me vejo como história viva de Vera. Melhor coisa é sermos lembrados e valorizados enquanto estamos aqui”, disse, emocionada.
A entrega do título de cidadania honorária partiu de uma iniciativa do vereador Robson e da professora Gabriela, que foram lembrados por Clarice com carinho e gratidão.
A entrega da bandeira foi o momento mais simbólico da noite. “Essa bandeira é a original. Ela tem só 39 anos. Está velhinha, tem até umas mordidinhas, mas é um pedaço da nossa história. Quero doar ela para o município, para que seja preservada”, declarou, arrancando aplausos do público presente.
O prefeito de Vera, Yago Giacomelli, prometeu preservar com carinho o símbolo histórico do município. “Quero agradecer de coração esse presente. Pode ter certeza que essa bandeira vai ficar em um lugar muito especial. Vamos colocá-la na entrada da prefeitura para que todos possam vê-la e lembrar da história tão bonita desta cidade”, afirmou.
A homenagem a Clarice Comunello Zucchi também foi uma celebração de sua vida dedicada à educação, à arte e ao empreendedorismo. Após concluir o magistério em Sinop, ela atuou como professora em Vera e Maringá, no Paraná. Em 2004, junto com o marido, fundou a Malharia Zucchi, em plena atividade em Vera.
Além da bandeira do município, Clarice disse que também é a autora do brasão da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, outro símbolo importante da identidade local.
“História, a gente não pode perder. A gente tem que guardar. Um patrimônio é história”, declarou, reforçando a importância da memória e da valorização dos marcos culturais da cidade.
A cerimônia marcou mais do que um reconhecimento individual. Representou também um momento de valorização da cultura, da arte e da história de Vera, resgatando símbolos e personagens que ajudam a contar a trajetória da cidade.
Com a doação da bandeira original à Prefeitura, o município ganha mais do que um objeto simbólico:
preserva um pedaço autêntico de sua história, entregue por quem o viveu e o desenhou com as próprias mãos.
VEJA TODAS AS FOTOS DA NOITE NO FACEBOOK DA CÂMARA: https://www.facebook.com/share/p/1Ac8he218X/
ASSISTA AQUI: